Samba de gafieira na estreia do canal Respire Dança

Samba de gafieira na estreia do canal Respire Dança

Jaguar Santana e Cissa Barbosa protagonizam o clipe filmado no Museu de Arte Moderna da Bahia/IPAC

Nomes da jovem dança de salão da Bahia, Jaguar Santana e Cissa Barbosa protagonizam o primeiro vídeo da série de estreia oficial do Canal Respire Dança. No clipe Samba é arte, registrado no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/IPAC), os dançarinos mostram porque são considerados destaques do samba de gafieira, participando de eventos nacionais. Eles mostram um improviso com a música Nana, interpretada por Raul de Souza, cultuado como o melhor trombonista do mundo.

O clipe, postado nas redes sociais no dia 6 de abril, ultrapassa 3.500 visualizações nesta segunda-feira, 10 de abril (com alcance de 15 mil pessoas) reunindo comentários de muitos especialistas e admiradores da dança e atingindo outros estados e países, como Estados Unidos. “Simplesmente sensacional!”, mencionou Maurício Moraes. As apreciações e compartilhamentos continuaram: “Tô arrepiado” (Cledison Miranda), “Caracaaaaaaaaaaa…” (Ailson Gonsalves), “

“Adoramos ter participado… dançar no MAM… afemaria”, registraram os artistas, na rede. Jaguar é estudante de Design na Ufba e professor na tradicional academia Jeito de Dançar, dirigida pelo mestre Jaime Neves. Nas aulas e nas apresentações e participações em eventos com a parceira e também DJ Cissa, destaca-se a agilidade do samba de gafieira, ritmo genuinamente nacional, acrescido em algumas ocasiões por informações contemporâneas de estilos como o samba funkeado. Cissa é uma das idealizadoras do Baile do Meio Dia.

Ambos participam de congressos e workshops na Bahia e no Brasil, como o Samba Zouk, Bahia Dança Zouk, Baladi Congress, além de apresentações como no Sambamaníacos, no Rio de Janeiro.

O clipe com os dois foi filmado na sala principal do MAM, ocupado pela exposição coletiva e internacional Só Cabeças, que pode ser conferida até o dia 16 deste mês. A filmagem foi dirigida por Leandro Soriano Ferreira, a partir do roteiro de Heronildes Santos Soriano Ferreira. O espaço foi cedido pelo MAM, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Este é o primeiro vídeo da série comemorativa do Mês da Dança, Abril, e que marca a estreia do Respire Dança.

Sobre o Respire Dança

Estão sendo preparados clipes com artistas renomados do tango e do zouk, em locações como o Palácio da Aclamação e o Palacete das Artes, espaços do equipamento museológico do IPAC, que apoia a série inicial. O projeto Respire Dança parte da proposta de participação, registro e divulgação de ações relacionadas com o universo da dança, na Bahia, no Brasil e no mundo.

Os variados gêneros de dança estarão contemplados entre os objetivos do projeto, das coreografias individuais às realizadas por companhias, privadas e públicas; das apresentações em ambientes fechados às performances a céu aberto; dos projetos de formação para crianças às celebrações com público da melhor idade; das manifestações populares e espontâneas às formas pensadas em congressos acadêmicos. Isso e além.

Para desenvolver suas ações, o projeto Respire Dança cultiva as formas mais contemporâneas de comunicação, sobretudo as baseadas na rede social, incluindo Youtube, Facebook, Twitter, Instagram e outras redes. O objetivo destas ações é multiplicar o público da dança, na Bahia, no Brasil e no mundo, oferecendo produções exclusivas, com destaque para clipes realizados com nomes de destaque da cena artística, assim como com alunos e adeptos da dança de forma geral.

Além da produção de clipes musicais com alta qualidade de finalização e respeito aos direitos autorais, reunindo como convidados nomes de relevância na dança, o Respire Dança inclui, em edições semanais de programas com duração de  5 minutos, veiculados em sua rede, sessões que atendem ao interesse do público segmentado e ainda do público de forma geral.

Sobre a Equipe

A equipe é formada por Heronildes Santos Soriano Ferreira, bacharel em Ciência da Computação (FRB) que atua na área de TI há 12 anos; Leandro Soriano Ferreira, bacharel em Ciência da Computação (Ufba), com especialização em Engenharia de Software (Ruy Barbosa), mestrado em Ciência da Computação (Ufba); Claudia Pedreira, Jornalista (Ufba), atuou como repórter, repórter especial e editora de cultura em veículos impressos. Todos são apaixonados por dança.

Deixe uma resposta