Vídeo gravado no Palacete das Artes reúne nomes do tango

Vídeo gravado no Palacete das Artes reúne nomes do tango

Victor Rocha e Bianca Lima atuam nesta produção do Canal Respire Dança

Victor Rocha e Bianca Lima, professores de tango e sócios fundadores da ABATANGO, Associação Baiana dos Amantes de Tango, protagonizam o segundo vídeo produzido pelo Canal Respire Dança, que celebra Abril, Mês da Dança, realizando quatro produções especiais e marcando sua estreia oficial na esfera web. A gravação acontece no Palacete das Artes, espaço montado em uma mansão que pertenceu ao comendador Bernardo Martins Catharino. Inaugurado em 1912, o imóvel conta com jardins que integram o imaginário dos visitantes, com suas árvores centenárias e espécies diversas de flora nativa, que abrigam quatro esculturas, em bronze, do escultor francês Auguste Rodin, adquiridas pelo Governo do Estado da Bahia.

Neste cenário Victor Rocha Lima Santos e Bianca Martins Rocha Lima dançam a música Poema, dos compositores Eduardo Bianco e Mario Melfi, em solo interpretado pela Tango Orquestra.  A direção é de Leandro Soriano Ferreira e o roteiro de Heronildes Santos Soriano Ferreira.

Naturais de Salvador, os dançarinos são professores de Tango em Salvador há mais de 10 anos. “Ao longo destes anos, investimos em desmistificar a ideia do Tango como algo difícil, buscando mostrar ser possível, sim, se dançar um bom tango, nos salões”, considera Victor. “O que vemos hoje é um maior interesse do público em experimentar o Tango”, conclui.

Victor e Bianca começaram a atuar como professores de dança de salão e depois se especializaram no Tango com professores de reconhecimento nacional e internacional. Eles participaram, como convidados, do II, III e IV Congressos Brasileiros de Tango, e são sócios fundadores da ABATANGO. A ABATANGO desenvolve, atualmente, ações no Palacete das Artes, como os bailes de tangos dançantes, que chegam à segunda edição no próximo domingo, dia 23, na área externa onde a equipe Respire Dança realizou as filmagens.

Abraço Tangueiro

“Filmar aqui no Palacete é especial. Um lugar que, além de lindo, respira arte e o Tango é arte! Aqui tem uma energia especial, é um lugar acolhedor tão quanto o abraço tangueiro”, comentou Bianca. Os dançarinos consolidaram sua metodologia de trabalho com enfoque na consciência corporal, na qualidade técnica e na percepção inter-relacional por considerarem estes, elementos facilitadores para a maior harmonia do movimento no Tango. Participaram de diversos eventos de dança na cidade, como o Vivadança; Dancidade; Baladi Congress; Encontro de Salão, e outros, sempre como representantes do Tango em Salvador. Membros ativos da ABATANGO,  na promoção  do Tango na Bahia através de eventos como Milongas (Bailes), o Projeto Tango na Praça, palestras, Workshops e Cursos:  locais  e regionais.

O clipe é o segundo produzido pelo Respire Dança. O primeiro foi Samba é arte, com Jaguar Santana e Cissa Barbosa, registrado no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/IPAC). A locação utilizada foi a sala principal do MAM, ocupado pela exposição coletiva e internacional Só Cabeças. O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) é uma entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Este é o primeiro vídeo da série comemorativa do Mês da Dança, Abril, e que marca a estreia do Respire Dança.

A equipe do Respire Dança é formada por Heronildes Santos Soriano Ferreira, bacharel em Ciência da Computação (FRB) que atua na área de TI há 12 anos; Leandro Soriano Ferreira, bacharel em Ciência da Computação (Ufba), com especialização em Engenharia de Software (Ruy Barbosa), mestrado em Ciência da Computação (Ufba); Claudia Pedreira, Jornalista (Ufba), atuou como repórter, repórter especial e editora de cultura em veículos impressos. Todos são apaixonados por dança.

Deixe uma resposta